terça-feira, 30 de outubro de 2007

Copa do Mundo no Brasil?

Na minha opinião - e muitos podem dizer que minha opinião não conta -, realizar um evento desta magnitude (e desimportância) no Brasil é um disparate. Não existe nenhum motivo para realizar a Copa do Mundo no País, a não ser aqueles conhecidos da política nacional; desde os superfaturamentos nas obras de infra-estrutura até as dificuldades operacionais, passando pelo desvio de finalidade governamental, são vários os motivos pela não-realização da competição.

Pois é; depois vêm me chamar de axiológico, mas o fato é que toda essa construção em torno da "paixão nacional" faz parte da política "pão e circo" a qual estamos todos habituados - ou não? Qual é o grande valor desse desporto no Brasil? Seria porque é inclusivo, tirando pobres crianças da rua por meio do esporte? Atrai investimentos que fazem crescer a economia?


É evidente que as respostas para essas questões são sombrias - pelo menos no que toca à Sociedade. O que se observa é que o futebol é, ainda, a válvula de escape às mazelas do País - aonde tudo acaba em Carnaval e pizza. Acreditar que a Copa do Mundo é algo de bom ao País é mesmo isso, uma questão de credo; como qualquer torcedor pode muito bem atestar, quem comanda a festa e colhe os louros são os "cartolas" e os políticos que tiram proveito do "balé brasileiro"; o dinheiro arrecadado serve para todo tipo de finalidade, sendo que a última da lista e nunca atingida é a social. Inclusive, diga-se de passagem, não faz muito tempo que mesmo os jogadores de grandes clubes ficavam sem receber seus salários - para não dizer que o futebol no Brasil já foi objeto de CPI e investigações criminais! Isso para não falar da falta de segurança e outros problemas sócio-econômicos (transportes urbanos e interurbanos e segurança pública) que são desafios vividos em todo o território nacional e que, frente à Copa, serão motivo de desagrado aos turistas que virão desfrutar do espetáculo natural e social brasileiro - um show de horrores e belezas. Pelo menos, podemos esperar que nossos "craques" se empenharão para conquistar a taça... Opa! Isso se ninguém esquecer de calçar as meias - a falta de motivação, a ausência de um espírito de equipe e o preciosismo dos jogadores da "seleção canarinho" que atuam no futebol europeu já é outra questão, não é? Não há sequer um motivo a comemorar: a candidatura do Brasil venceu - mas até isso é motivo de piada, porque foi a única apresentada.

Em todos os sentidos, a Copa do Mundo de 2014 será marcante e educativa: precisamos mesmo enfrentar esse desafio para que tenhamos a consciência de que não é por meio deste tipo de iniciativa que o Brasil dará um passo adiante. Entretanto, não posso esconder que, no fundo, gostava de acreditar que disso tudo sairá algo de bom para nossa Sociedade - e nisso sou igual a qualquer brasileiro: alguns querem gols, outros querem circo. Eu quero o pão, porque esse nunca chega a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário