domingo, 8 de julho de 2007

Endereço do Tratado da União Européia, na internet.

Uma "cartinha descontraída" da Internet - para levantar o "astral"... com alguma informação útil (ironias do destino...).

O endereço abaixo é tão intuitivo quanto é legível:
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/site/pt/oj/2006/ce321/ce32120061229pt00010331.pdf

É o endereço eletrônico do Tratado da União Européia. Para se chegar ao texto do tratado, não é preciso navegar bastante. Mas, lá chegando, surge um pequeno problema do dia-a-dia de todo internauta.

Embora o documento seja fundamental ao exercício da cidadania européia, a versão original do arquivo tem 22 Mbytes - no Portão da União Européia (português).


Uma cópia do mesmo documento, numa versão compatível com o Acrobat Reader 5.0 (para computadores antigos), ocupa 171 Kbytes.

Não existe diferença entre a qualidade dos dois documentos (tenho uma versão aqui que confirma isso). Proceder à alteração pode parecer uma estupidez, mas não é.

Ao diminuir o tempo necessário ao download do ficheiro e ao compatibilizá-lo com versões anteriores do programa que abre o documento, seria contemplada uma imensa parcela da população européia - que não dispõe de computadores de última geração nem acesso à Internet de banda larga, ou seja, os pobres

Mas, mesmo os ricos (ou até os advogados "sem paciência", quem sabe?) ficariam mais satisfeitos se sua conexão não ficasse tão lenta... (eles até parariam de reclamar à prestadora de acesso à net!).

Reduzir o tamanho do ficheiro é assegurar o ainda obscuro "direito à informação" e o conhecido "direito de não perder a paciência"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário