quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Pão e circo - 2

A Sociedade de consumo, individualista e materialista tem um desafio pela frente: como manter os elevados níveis de consumo, principalmente com produtos de entretenimento, frente à crise que se aprofunda no núcleo do capitalismo desenvolvido e à beira da periferia do sistema mundo globalizado. O problema é basicamente o seguinte: como manter as populações dóceis e alinhadas com a ideologia dominante -- não interventiva, anti-coletivista e, consequentemente, anti-social --, se não há crédito nem fundos suficientes para manter os atuais níveis de consumo?

A questão que se coloca passa pela observação de um fenômeno simples de ser detectado: o consumismo que dirige as populações do Norte Global é uma fonte de valor social, nas Sociedades em que o dinheiro é inevitavelmente o mais forte mecanismo de sociabilidade. Com a crise, o funcionamento desse mecanismo social é inviabilizado. Ainda, associados ao endividamento das classes médias européias, crescem os processos de retoma de garantias hipotecárias e despejo, atingindo principalmente famílias jovens (entre 25 e 35 anos de idade), como refelte o caso do Reino Unido (75%) e E.U.A. (55%).

Assim, a perigosa equação "desemprego + endividamento" vai espalhando seus efeitos nocivos, e a pergunta que se coloca é: qual será a política social que emergirá para conter essa crise e garantir baixos níveis de criminalidade no Norte Global? Ao que tudo indica, a atual linha de conduta neoliberal permanecerá intocável "por mais algum tempo", como sinaliza a atitude omissa dos governos europeus perante a crise energética, por exemplo.

Portanto, ao que tudo indica, embora o circo esteja armado, o espetáculo não será nada divertido, inclusive porque o pão é pouco e não chegará para todos. Todos os setores do mercado lamentam a subida dos preços e o desaparecimento dos consumidores e, com a chegada das festas de fim de ano, o mercado não pode esperar aumento de consumo/vendas no comércio, porque a principal preocupação será com as contas de gás e eletricidade para o aquecimento doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário